top of page

A arara canindé e o Cerrado: atualmente o bioma mais ameaçado da América do Sul

Atualizado: 8 de nov. de 2022



A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Psittacidae são um grupo de aves bastante característico e de fácil identificação. Possuem um bico robusto, alto e recurvado, pernas curtas e pés zigodáctilos (com dois dedos voltados para frente e dois para trás), além de fortes vocalizações e plumagens exuberantes.

O Brasil é o país mais rico do mundo em diversidade de Psittacidae, tendo sido catalogadas até o presente 87 espécies. Nos primeiros mapas do século XVI esta riqueza já era plenamente evidenciada, sendo nosso país designado como “Brasilia sive terra papagallorum” (“Brasil, ou, terra dos papagaios”).

Dentre os psitacídeos brasileiros, as araras são os maiores representantes (podendo chegar a quase um metro e aproximadamente 1,5 Kg),

Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela ou ara-arauna; mede cerca de 80 cm, tem uma coloração muito exuberante predominantemente azul e amarela. Em geral são animais monogâmicos, sendo encontradas vivendo em pares, voando juntas quase encostando as asas. Se comunicam de forma complexa por meio de vocalizações barulhentas. Suas principais ameaças são a caça e a fragmentação e a destruição de habitat.


Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes.

Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, nascendo de 1 a dois filhotes.

Em cativeiro podem viver até 80 anos.

É localmente comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 m de altitude. Vive em pares ou em grupos de 3 indivíduos, combinação mantida também quando formam-se bandos maiores de até 30 indivíduos.


Ao conhecer os comportamentos específicos e as relações da espécie com o ambiente, essas informações auxiliam no manejo de recursos naturais. A conservação de uma espécie deve estar relacionada com a conservação de seu habitat, de forma que ao proteger um ecossistema, mantêm-se todos os processos de dinâmica populacional e evolutivo das espécies que nele se encontram.



Ajude nos a preservar as Araras Canindé e o Cerrado. Saiba como clicando na Aba COLABORE




33 visualizações

Comments


bottom of page